A demência representa uma das principais causas de institucionalização das pessoas idosas, estimando-se que esteja presente em cerca de dois terços dos utentes de estruturas residenciais.

A demência caracteriza-se por alterações significativas ao nível da memória, e linguagem, e as pessoas com demência apresentam danos em múltiplas funções cognitivas como por exemplo, desorientação espácio-temporal e desorientação pessoal, afasia, apraxia, dificuldades no planeamento e execução de tarefas complexas, que no seu conjunto refletem uma desorganização funcional e afetam o desempenho nas atividades de vida diária.

Existem vários tipos de demência (e.g. doença de Alzheimer, demência vascular, doença de Parkinson, demência fronto-temporal, entre outras) e a maior parte são progressivas, isto é, a função do cérebro vai-se deteriorando ao longo do tempo, e não têm cura.

A demência afeta principalmente pessoas com idade superior a 60 anos e não está associada ao envelhecimento normal.

Intervenção na demência:

Não existem duas pessoas que vivam a demência exatamente da mesma maneira, pois os sintomas variam muito entre indivíduos. Uma pessoa pode, por exemplo manter intacta a sua capacidade de comunicar, enquanto outra pode apresentar graves problemas de comunicação.

É por isso importante atender à individualidade e especificidade de cada um, para melhor intervir e ajudar a pessoa com demência a estar bem.

Atualmente existem dois tipos de intervenção para a pessoa com demência: a intervenção farmacológica e intervenção não farmacológica, complementares.

A Casa de Repouso Vale de Lobos tem, desde 2017, uma unidade especificamente pensada para dar resposta adequada às necessidades biopsicossociais das pessoas com diagnóstico de demência e reduzida funcionalidade – a Unidade II – Cuidar na Demência.

Esta Unidade apresenta características arquitetónicas, que privilegiam a segurança, o conforto e a autonomia dos nossos residentes. Além disso dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas, que articulam e trabalham em conjunto de forma a dar a resposta adequada às necessidades dos residentes.

Para todos os residentes é elaborado um Plano Individual de Cuidados e Plano de Atividades, que tem em conta a história pessoal, os interesses e as potencialidades de cada indivíduo.

Desta forma, desenvolvem-se atividades maioritariamente individuais ou em pequeno grupo, que estimulam diversas competências e procuram ir ao encontro das expectativas e interesses dos nossos residentes.

Entre diversos serviços, dispomos:

– Fisioterapia;

– Atividades Artísticas e Trabalhos Manuais;

– Atividades de Estimulação Cognitiva;

– Atividades de Estimulação Sensorial.

A Unidade Cuidar na Demência dispõe de uma Sala Multissensorial, com diferentes elementos tácteis, visuais, sonoros e olfactivos, que estimulam os diferentes sentidos humanos, num ambiente calmo, controlado e seguro. A estimulação multissensorial permite, entre outros benefícios, o relaxamento físico e mental, com impacto no bem-estar e qualidade de vida dos nossos residentes.

Visite a nossa Unidade II, conheça os nossos serviços e saiba tudo o que podemos fazer por si e pelos seus familiares e/ou amigos! Contacte-nos!